Como Cortar e Modelar Saia Godê Longa

A saia godê longa está em alta, tratando-se de um modelo ideal para combinar com blusas e camisas, entre outras composições possíveis. Para quem se interessa em corte e costura, a maior vantagem no momento de confeccionar esse tipo de saia é que não é necessário fazer o molde básico para a peça. Basta ter materiais como: o tecido escolhido para a saia, tesoura de tecido, alfinetes e, é claro, uma boa máquina de costura.

No entanto, embora seja uma peça simples de fazer, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como cortar e modelar a saia godê longa. Quer saber como fazer isso? Confira o passo a passo que temos para você neste artigo! Veja abaixo:

Passo 1:

O primeiro passo para fazer a saia godê longa é dobrar o tecido (1 metro) ao meio. Caso você opte por um tecido com estampa, esta estampa deve ficar virada para a parte de dentro. Em seguida, disponha esse tecido sobre uma superfície lisa.

Passo 2:

Para fazer a cintura da saia godê, você precisará de duas tiras de tecido. Corte duas faixas do tecido (escolha cortar da parte aberta) e guarde-as para utilizar depois.

Passo 3:

Use uma saia pronta como referência para o tamanho da cintura da saia que você está fazendo. No momento de fazer a cintura, corte um meio círculo com a aproximadamente a mesma largura da saia dobrada. Deixe a cintura 2,5 cm menor.

Passo 4:

Pegue a parte de baixo da peça, desdobre a saia e corte o lado externo da parte inferior do tecido. Nessa etapa você deve verificar se a parte interna possui o mesmo comprimento que a peça em toda a sua volta. Para obter o efeito circular da godê, no comprimento corte algumas partes mais e outras menos.

Passo 5:

Para verificar a largura da cintura, dobre o tecido ao meio. Em seguida, desdobre a saia que você utilizou como referência para a nova peça e dobre a cintura dessa peça em cima da saia que você está confeccionando.

Passo 6:

Utilize as tiras que você reservou no Passo 2 e coloque-as ao lado da cintura da peça que você utiliza como referência. Com isso, você terá duas faixas (uma sobreposta à outra), com os tecidos em contato. Em seguida, posicione as tiras de tecido próximas à cintura e corte a barra com tamanho suficiente para fazer a bainha.

Passo 7:

Alinhe as faixas de tecido do passo anterior e, em seguida, costure-as na cintura da sua peça.

Passo 8:

Abra a saia completamente, coloque-a em uma superfície lisa e pregue alfinetes na cintura. Em seguida, costure toda a borda da cintura com o auxílio de uma máquina de costura no modo zigue e zague. Conforme a máquina for andando com a costura, vá tirando os alfinetes.

Passo 9:

Para terminar a sua saia godê, separe 1 cm da barra da saia e dobre. Para ter mais precisão, passe o ferro sobre essa dobra e finalize fazendo a bainha com ponto corrido.

Deixe uma resposta