Como fazer saia evasê passo a passo

As saias estilo evasê estão em alta e são ideais para usar até nos dias mais frios, como dizem os especialistas em moda, já que elas vão super bem com blusas e camisas, entre outras composições. Para fazer uma saia dessas, você precisará de alguns materiais específicos como lápis, papel, tesoura de papel, tecido, tesoura de tecido, agulhas de mão, fita métrica e, é claro, uma boa máquina de costuras, se não você não costura à mão.

No entanto, por se tratar de uma peça com detalhes específicos, em comparação à saia reta básica, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como fazer esse tipo de saia.

Quer saber como fazer saia evasê? Confira nesse post o passo a passo completo que temos para você! Veja abaixo:

Passo 1:

Para fazer uma saia evasê, o primeiro passo é obter as informações de medidas básicas, como cintura, quadril e comprimento da peça. Para isso, utilize uma fita métrica e tire as medidas da pessoa para quem a saia será feita. Lembre-se que tirar as medidas com eficiência é o que vai facilitar o seu trabalho.

Passo 2:

Para fazer a parte da frente da saia, faça uma modelagem (molde básico da peça, que é desenhado no papel com o auxilio de réguas e esquadros) de saia reta e, em seguida, junte, com o auxílio de uma linha, a ponte da pence com a metade da linha da barra da peça. Na etapa seguinte, você deve cortar essa linha até a ponte da pence.

Passo 3:

Cole a pence e transporte ela para a barra, pois essa é a técnica utilizada para criar o efeito da saia evasê. Em seguida, copie a modelagem que você utilizou para confeccionar a parte da frente da peça e use para fazer a parte de trás da sua saia.

Passo 4:

Para cortar o tecido escolhido para a sua saia, coloque-o numa mesa e posicione a modelagem em cima. Utilize os alfinetes para que o tecido fique bem esticado e corte sempre respeitando os fios.

Passo 5:

Depois de cortar o tecido da saia, marque onde você deve costurar e corte a entrela do cós. Na etapa seguinte, pregue o alfinete em uma das lateriais da peça e faça o alinhave. A seguir, pregue a outra lateral com um alfinete e deixe um espaço para a abertura com zíper*.

*Ao concluir o passo 5, passe a saia com o ferro de passar roupas e prove a peça. Dessa forma, você ainda tem tempo para corrigir as possíveis falhas. E, caso haja erros, conserte-os nesse momento.

Passo 6:

Agora é o momento de, enfim, costurar a saia evasê. Para isso, utilize a máquina de zigue e zague para costurar as laterais e a barra da saia para que o tecido não desfie. Se você preferir, também é possível fazer o chuleio com costura à mão. Tudo depende da experiência que você tem corte e costura!

Deixe uma resposta