Como Fazer Saia

É possível confeccionar saias de diversas formas e nos mais diferentes modelos, como saia curta, minissaia, saias longas, saia midi, saia pliassada, saia de pregas e muito mais. Portanto, o processo de costura depende do tipo de saia que você for escolher. Mas, de modo geral, será preciso ter materiais como uma máquina de costura, com todos os seus acessórios, papel, lápis, borracha, régua, esquadro, fita métrica, tesoura de papel, tesoura de tecido, tecido, agulhas de mão, alfinetes e elástico.

Isto é, fazer uma peça de roupa como essa é um processo complexo, realizado em diversas etapas. Quer saber como fazer saia? Confira o passo a passo que temos para você! Veja abaixo:

Como Fazer Saia Passo 1:

Tire as medidas necessárias para fazer a saia. Isto é, o primeiro passo é medir o tamanho da pessoa para quem você irá fazer a saia, de acordo com o tamanho e o estilo de saia escolhido. Use a fita métrica.

Medidas necessárias:

• Cintura. Para medir, você deve utilizar a fita métrica e contornar toda a cintura. Assinale a medida exata;
• Quadril. Repita o mesmo processo. Lembre-se de medir a parte mais volumosa do quadril;
• Altura do quadril. Meça verticalmente, partindo da cintura, pela lateral, até a parte em que o quadril foi medido;
• Altura do joelho. Meça verticalmente, partindo da cintura, pela lateral, até a altura dos joelhos;
• Medida da separação do busto. Meça a distância entre os mamilos.

Passo 2:

Com as medidas em mãos, agora é o momento de construir o molde básico da peça. Ou seja, é o momento de desenhar a saia de acordo com as características escolhidas para a peça. Na modelagem*, você pode usar os materiais como papel e lápis, se deseja fazer o desenho à mão livre, ou com o auxílio de réguas e esquadro.

*Lembre-se de colocar 6 cm a mais de sobra para passar o elástico na cintura.

Passo 3:

Se você pretende fazer uma saia reta básica, depois de fazer o molde básico da peça é o momento de cortar o tecido e o elástico. Para isso, use as medidas que você tem para cortar 2 retângulos grandes do tecido escolhido. Para cortar o elástico, utilize as medidas da Altura do quadril menos 2,5 cm (exemplo: se a altura do quadril é 85 cm, você deve cortar o elástico com 82,5 cm).

Passo 4:

Depois de cortar o tecido é o momento de costurar a saia. Para isso, pegue os 2 retângulos grandes do tecido escolhido e sobreponha-os. Separe 1 cm nas laterais para fazer a linha da costura. Em seguida, costure os dois lados. Caso você tenha dificuldades para manter o tecido reto e liso, use o ferro de passar roupa antes de costurar.

Passo 5:

O último passo é fazer o tubo no qual o elástico vai passar. Para isso, dobre 1 cm do tecido na parte da cintura e utilize o ferro de passar roupas para fixar a dobra. Em seguida dobre os outros 5 cm que restaram e costure para segurar a dobra, faça a bainha e passe o elástico!

Deixe uma resposta